Busca

Pintura em Tecido Molhado

Professor(a): Luis Moreira

Descrição

MATERIAL:

• Tinta para tecido: branco, amarelo ouro, sépia, púrpura, rosa ciclame, verde oliva verde pântano, azul inverno, violeta cobalto.

• Pincel nas referencias 456 num.12, 16; 454 num. 10; 224 num 12.

• Pulverizador de planta contendo 01 copo de água com 01 copo de álcool 92 graus ou somente álcool se o grau for inferior a 60.

• Papel carbono (em cor clara -- verde, rosa, amarelo) ou lápis 6B para transferir o risco a mão livre.

• Placa de Eucatex sem cola permanente (utilize o lado áspero para a fixação).

(Saiba como adquirir os materiais: http://bit.ly/luismoreira06)

PRIMEIRA ETAPA:

1. Transfira o risco para o tecido com auxilio de papel carbono ou a mão livre com lápis 6B.

2. Fixe o tecido sobre a placa de Eucatex no lado áspero.

3. Molhe a faixa com risco com a mistura de água e álcool na proporção indicada com o pulverizador; procure molhar bem pouco somente o centro para a tinta não expandir demasiadamente.

4. Com o pincel ref. 456 -- 12 e a cor rosa ciclame preencha as pétalas sempre com pinceladas do centro em direção à ponta.

5. Com o pincel ref. 456 -- 12 e as cores verde oliva mais verde pântano misturados na ponta do pincel faça as folhas alternadamente com movimento do centro para a lateral e da lateral oposta para o centro.

6. Aplique uma camada da mistura de água e álcool sobre todo o risco bem de leve só para manter a umidade.

7. Com o pincel ref. 456 -- 16 e a cor azul inverno faça a sombra ao redor de todo o risco, esfumaçando-a com movimentos circulares e suaves para não demarcar as tintas.

8. Com o pincel ref. 224 -- 12 e a cor branca, faça a luz das folhas sempre no sentido contrario a cor já colocada utilize sempre o pincel em pé.

9. Com o pincel ref. 224 -- 12 e a cor branca faça o contorno das pétalas com pinceladas da ponta para o centro.

10. Deixe a peça secar para a fixação da tinta por 12 horas na posição horizontal.

SEGUNDA ETAPA:

1. Molhe toda a faixa novamente com a mistura indicada tomando cuidado para não encharcar.

2. Com o pincel ref. 454 -- 10 e a cor verde pântano faça uma segunda sombra ao redor de todo o risco, sempre com movimentos circulares; procurando deixar o fundo suave e sem demarcar as pinceladas.

3. Com o pincel ref. 454 -- 10 e a cor sépia faça a separação entre as folhas e flores escureça sempre quem estiver por baixo uma das outras.

4. Com o pincel ref. 224 -- 12 e a cor púrpura escureça a base de cada pétala superior da flor logo em seguida com o branco faça o contorno sempre com pinceladas da ponta para o centro.

5. Com o pincel ref. 224 -- 12 e a cor violeta cobalto escureça a base das pétalas inferiores logo em seguida retoque o branco como descrito anteriormente.

6. Com o pincel ref. 224 -- 10 e a cor branca em pequena quantidade apliquem uma camada sobre as folhas apenas para acentuar aplique no mesmo sentido aplicado na primeira etapa.

7. Para o acabamento da flor utilize o pincel ref. 224 -- 12 e a cor sépia para os filetes em seguida com o amarelo ouro e branco misturados na ponta do pincel faça o pólen. Para galhos e nervuras utilize a cor sépia diluído em água.

8. Para as folhas de fundo utilize o pincel ref. 224 -- 10 e a cor púrpura diluído em água.

Contato: contato@luismoreira.com.br

Avaliação

Dê uma pontuação para este vídeo:

Compartilhe

Visite e conheça nossas redes sociais: